Funcionários italianos<br> contra despedimentos

Image 11614

Dezenas de milhares de trabalhadores desfilaram, dia 28, em Roma, em protesto contra os cortes de pessoal na Administração Pública, em dez por cento, podendo atingir 20 por cento ao nível das chefias.

Em dia de greve nacional em todo o sector, a manifestação na capital italiana juntou trabalhadores vindos de todo o país, sob o lema «Basta de sobrecarregar os mais fracos. Já demos o suficiente».

O Fórum Romano e o Coliseu, as duas principais atracções turística da cidade, encerraram, o mesmo sucedendo a escolas e universidades, serviços de recolha e limpeza urbana, entre muitos outros, cujos trabalhadores se fizeram representar na manifestação.

Susanna Camusso, secretária-geral da CGIL, interveio perante a mole de gente para salientar que «a redução da administração pública não irá reduzir a dívida, mas sim agravá-la», lembrando que a política seguida pelo governo de Mário Monti até agora «só fez piorar as coisas e não melhorá-las».

Os sindicatos prometem um «Outono quente» contra os cortes na despesa pública.



Mais artigos de: Europa

«Não é uma crise, é um roubo»

Pela terceira vez numa semana, milhares de manifestantes concentraram-se nas proximidades do Congresso espanhol, desafiando a proibição das autoridades e o forte dispositivo repressivo.

Cumprir promessas

Dezenas de milhares de pessoas desfilaram, dia 30, em Paris, contra as políticas de austeridade e para reclamar um referendo sobre o Tratado Europeu de Estabilidade.

Alemães contestam <br> desigualdades

Manifestações em 40 cidades da Alemanha juntaram, dia 29, dezenas de milhares de pessoas em protesto contra o aumento das desigualdades e em defesa do «Estado social» e de uma sociedade mais justa. O protesto foi promovido por uma plataforma, criada em Agosto, na...

PCP questiona legitimidade<br> da Comissão Europeia

O porta-voz dos Assuntos Económicos da Comissão Europeia revelou, na segunda-feira, 1, que foram acordadas com a troika, no final da semana passada, medidas alternativas a introduzir no programa de ajustamento português para compensar o recuo na Taxa Social Única, as quais, segundo Durão...

Direitos económicos, sociais e políticos na UE?

1. Se os povos, numa sociedade democrática, devem ter o direito ao controlo político do poder económico, as políticas neoliberais, aprofundadas na revisão dos tratados da UE têm, pelo contrário, promovido a livre e desregulada...